Setor de varejo espera crescimento de 14,3% em Pernambuco nas vendas para o Dia dos Pais

Estimativas da CNC apontam que a data deve movimentar 187 milhões no estado
Em Pernambuco, 70% dos consumidores pernambucanos pretendem comemorar o Dia dos Pais este ano. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-PE), divulgada nesta quarta-feira (24) e realizada em parceria com a CEPLAN.
Movido pelo apelo emocional aos consumidores nesse período, a expectativa é de que ocorra um crescimento de 14,3% no volume de vendas em relação ao ano passado.
“Os empresários utilizam estratégias de vendas diversas para chamar esses consumidores com modalidades de pagamentos diferentes e promoções especiais para os pais. Além disso, o setor de restaurantes aproveita o momento para aumentar o volume de vendas”, comenta o economista da Fecomércio-PE, Rafael Lima.
Entre os consumidores que devem comprar produtos para presentear os pais, a média de gastos é de R$ 164 por presente, um aumento de 6,3% no ticket médio em relação a 2023.
Ainda segundo o economista, essa média de gastos mais reduzida, em relação ao Dia das Mães, por exemplo, reflete na forma de pagamento desses consumidores, pois 50,6% optarão pelo pagamento à vista ou Pix. Já 46,1% dos entrevistados pretendem utilizar o cartão de crédito nas compras.
Ainda de acordo com o economista, pelo alto endividamento das famílias, onde 8 a 10 delas estão endividadas, o consumidor já separa esse dinheiro para o dia dos pais e prefere não adicionar mais uma carga para os próximos meses.
“O acesso dos consumidores aos serviços bancários ajuda, mas o interessante é que, além disso, há uma predominância mais forte para este Dia dos Pais no pagamento à vista, em espécie, Pix ou cartão de débito. Isso é justificado pelo ticket médio mais baixo, que faz com o que o consumidor tenha uma preferência maior por esse tipo de pagamento”, finaliza Rafael.
Em relação ao comportamento dos consumidores, o levantamento revela também que 40,3% pretendem comprar presentes e 30,4% deverão comemorar em casa. Entre eles, 17,8% visitarão restaurantes ou lanchonetes e 11,3% deverão fazer passeios ou viagens.

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *