Apac divulga previsão climática para os meses de abril, maio e junho de 2021 em Pernambuco

A previsão climática sazonal para o período de abril a junho/2021 (AMJ) foi baseada nas análises dos campos globais dos oceanos Pacifico Equatorial e Atlântico Tropical e da atmosfera bem como, nos resultados de modelos numéricos e estatísticos de previsão climática para o referido trimestre. Com base no resultado da I Reunião Climática para o leste do Nordeste, sediada na APAC no dia 24 de março de 2021, a previsão climática para o próximo trimestre (abril-maiojunho) é que as chuvas deverão ficar na faixa do normal a abaixo do normal em todo o estado de Pernambuco, com temperaturas acima da média para o período.

O trimestre compreende o início período chuvoso da região do Agreste, Zona da Mata e Litoral e redução gradual das chuvas no Sertão. Nesse período, os principais sistemas indutores de chuva são a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL). Destaca-se a grande variabilidade espacial e temporal das chuvas, podendo ocorrer chuvas fortes e isoladas concentradas em poucas horas. Ressalta-se a importância do acompanhamento das previsões diárias e avisos meteorológicos da APAC.

CLIMATOLOGIA DA PRECIPITAÇÃO NO TRIMESTRE ABRIL/MAIO/JUNHO

PRECIPITAÇÃO ACUMULADA DE JANEIRO e FEVEREIRO/2021

As chuvas acumuladas nos dois primeiros meses de 2021 foram mais intensas no Sertão, e ocorreram de forma isolada com má distribuição espacial e temporal, ficando alguns lugares com chuvas acima da média e outros com chuvas muito abaixo da média. A precipitação acumulada no ano (Figura 2) variou entre 20 e 400 mm no Sertão, entre 10 e 200 mm no Agreste, 20 e 200 mm na Zona da Mata e, 40 e 280 mm na Região Metropolitana do Recife.

Blog Capoeiras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *