Blogueiro de Caetés-PE transmite Fake News sobre Corona Vírus em áudio de Whatsapp

Alguns vazamentos de áudios de grupos de Whatsaap, envolvendo produção de Fake News por parte de blogueiro e ciberterrorismo com jovem enfermeira infectada com Covid-19 geram polemicas em Caetés-PE.

Print da conversa no momento do áudio com informações falsas. Autor anônimo.

Nossa equipe teve acesso ao áudio de 0:45 segundos, no qual o blogueiro Faguinho Athos afirma sua crença de que o Covid-19 é: “uma gripe que teve mutação”, contrariando todo o conhecimento científico estabelecido até agora a nível mundial. E servindo como influenciador para os desejosos pelo fim da quarentena e reabertura total do comercio.

O áudio é uma suposta reação/resposta a uma informação mal apurada sobre mais um dos casos de Corona Vírus em Caetés-PE.

Sobre o contexto sabemos que se trata de dois áudios vazados de um grupo de amigos no Whatsapp, acrescentados de uma foto mal intencionada e fora de contexto (uma vez que a mesma foi postada em 18 de agosto de 2019) que revela aglomeração entre a enfermeira contaminada e seus amigos. Cibercrime, que coloca em julgo a reputação profissional da jovem Tainá Julia, além espalhar o terror pela cidade que teve a poucos dias suas primeiras mortes em decorrência do vírus e vê o número de casos de contaminados aumentando quase diariamente.

O blogueiro em seu contexto de grupo, após risos (provavelmente em reação a outro assunto) afirma: “eu acredito que esse vírus não é tão transmissível assim não, gente”. Fala essa, incoerente com os dados, e desinformadora para um influenciador, pois atualizando de acordo informações oficiais, hoje dia 12 de Maio de 2020, o Brasil tem 178.214 casos, e 12.461 mortes. Ocupando no ranking mundial o 6º lugar em número de mortos, além de lidar com a triste estatística das últimas horas, ser 2º lugar com mais óbitos em 24h a nível internacional.

Publicidade

Tainá Julia sabendo da confusão logo fez uma nota explicando tudo, que segue abaixo:

“NOTA DE TAINÁ JÚLIA SOBRE SEUS ÁUDIOS DIVULGADOS. Queria esclarecer primeiramente que não estou contaminando ninguém. A partir do momento que comecei a sentir os sintomas (no último sábado), já me isolei, e procurei a equipe de saúde e informei. O teste rápido foi realizado em mim na segunda de 12h e deu positivo. Os dois áudios que estão rolando foram enviados em um grupo de amigos. Os áudios estavam em um tom de brincadeira, mas ainda assim foi para alertá-los, pois alguns que estavam nesse grupo estiveram comigo na sexta e por isso estavam preocupados. Já é bem difícil estar com essa doença, e com certeza piora tudo sendo julgada injustamente”.

Seguindo-se de uma nota de Ruan Guilherme amigo da vítima, alertando:

“Sobre os áudios e a foto que estão sendo espalhados por aí. Refere-se a uma pessoa que está sentindo alguns sintomas do covid, no áudio ela está alertando as pessoas que tiverem algum contato com ela, ela disse em um grupo, o áudio foi vazado só para uma pessoa e de repente se espalhou, pois é, fiquem em casa, pois o vírus não é brincadeira, está em nossa cidade e devemos nos conscientizar para não sair de casa. Peço para que do mesmo jeito que divulgaram os áudios, divulgue essa mensagem e parem de divulgar o áudio e a imagem dela. E vamos rezar para que ela se recupere logo!”

Nós do Caetés News nos solidarizamos com a nossa conterrânea e condenamos qualquer forma de manipulação da verdade dos fatos. Acrescento que todos que compartilharam de más intenções peçam desculpas a nossa heroína, que foi infectada nos defendendo, salvando vidas. Estamos confiantes em sua recuperação!

Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos necessários.

Caetés News

Emanuel Oliveira, historiador, mestrando em História Social da Cultura Regional pela Universidade Federal Rural de Pernambuco; e graduado em licenciatura em História pela Universidade de Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *