IFPE oferece 4.631 Oportunidades sem Vestibular. Tem Vagas para Garanhuns

Começam nesta terça-feira, dia 19, e vão até o dia 7 de novembro as inscrições para o processo seletivo do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Para o primeiro semestre letivo de 2022 serão ofertadas 4.631 vagas em 62 cursos técnicos e superiores ministrados em 16 cidades do Estado. Novamente não haverá aplicação de provas devido à pandemia de COVID-19. O preenchimento das vagas se dará a partir do desempenho dos candidatos no ensino fundamental, no ensino médio ou no Enem. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do processo seletivo ou clicando AQUI.

Do total de vagas oferecidas, 958 são para cursos superiores; 2.355 para cursos técnicos na modalidade subsequente (quem já cursou ensino médio); 1.283 para cursos técnicos na modalidade integrado ao ensino médio; e outras 35 vagas na modalidade Proeja – Qualificação Profissional. Para acessar os editais clique AQUI.

COTAS – Serão reservadas 60% de todas as vagas oferecidas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas da rede pública. Haverá ainda cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas, além de reserva de vagas nos cursos com vocação agrícola para estudantes oriundos do campo.

COMO SERÁ A SELEÇÃO

* Cursos Técnicos Integrados e Proeja: médias de português e matemática do 6º ao 8º ano do ensino fundamental;  

* Cursos Técnicos Subsequentes: médias de português e matemática do 1º e 2º anos do ensino médio;

* Cursos Superiores: Notas de uma das edições do Enem (2016 a 2020) ou desempenho escolar: notas em português, língua estrangeira, matemática, física, química, biologia, história e geografia ou disciplinas equivalentes, do 1º e 2º anos do ensino médio.

Carlos Eugenio