Inscrições para o SSA da UPE começam hoje

Começam hoje as inscrições para as três fases do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE).

Provas do SSA 3 serão nos dias 17 e 18 de novembro. Foto: Rafael Martins/DP.
Provas do SSA 3 serão nos dias 17 e 18 de novembro. Foto: Rafael Martins/DP.

As inscrições no processo seletivo podem ser feitas até o dia 7 de agosto, exclusivamente pela internet. A taxa de inscrição custa R$ 100. É obrigatório que o candidato tenha CPF próprio e conta de e-mail válida.

Resultado de imagem para ssa

Ao todo, são 3.480 vagas ofertadas pela instituição, distribuídas em 11 campi, para 64 cursos de graduação, sendo 1.740 no SSA e 1.740 no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). As provas do SSA 3 vão acontecer em 17 e 18 de novembro, pela manhã. Já as do SSA 1 e do SSA 2 acontecem nos dias 1º e 2 de dezembro, pela manhã e à tarde, respectivamente.
De acordo com a Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da Universidade de Pernambuco (CPCA/UPE), nos dois processos de ingresso, estão reservadas 20% das vagas para o sistema de cotas. Os cursos estão distribuídos nas regiões Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul, Agreste e Sertão.


Os candidatos que possuem o Número de Inscrição Social (NIS), inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais, poderão solicitar isenção da taxa de inscrição, em período definido no calendário do manual do candidato.
O Sistema Seriado de Avaliação – uma das duas formas de ingresso na instituição – é composta por três fases. Antes de fazer o SSA 3, no terceiro ano do ensino médio, os estudantes participam das duas primeiras fases do processo seletivo (SSA 1 e SSA 2), realizadas respectivamente no primeiro e no segundo ano do ensino médio.


A nota para concorrer a uma vaga da universidade pelo SSA só é obtida ao concluir todo o processo, ou seja, da realização das três etapas. Para o cálculo da nota final, os resultados do SSA 1 e do SSA 2 são multiplicados por três. Já a nota do SSA 3 é multiplicada por quatro. Os resultados dessas três contas são somadas e divididas por dez. O resultado dessa operação é a nota final do candidato com a qual ele concorre a uma vaga na UPE.
Por ser composto por provas que dividem os conteúdos por série, feitas ao longo de três anos, e ter concorrência apenas entre alunos do ensino médio – ao contrário dos processos que usam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, abertos para todo o país – o Sistema Seriado de Avaliação é considerado a forma mais fácil de ingressar no ensino público superior no estado. Para conseguir uma boa nota ao final do processo, os estudantes precisam ter conquistado bons índices de rendimento nas três provas.

´Publicidade

Inscrições:SSA: de 10 de junho a 7 de agostoSolicitação de isenção (candidatos com NIS): de 10 a 17 de junhoTaxa: R$ 100
Provas:SSA 3: 17 e 18 de novembro de 2019 (manhã)SSA 1: 1º e 2 de dezembro de 2019 (manhã)SSA 2: 1º e 2 de dezembro de 2019 (tarde)

Diario de Pernambuco


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *