Mais de 300 mil doses de Vacinas da Pfizer chegam a Pernambuco

Mais 307.710 doses de vacinas contra a COVID-19 da Pfizer/BioNTech chegaram a Pernambuco neste domingo, dia 19. Após deixarem o terminal do Aeroporto do Guararapes, os imunizantes foram direcionados para a sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), para checagem, armazenamento e separação por Município. Nos próximos dias, as doses serão distribuídas para os Municípios.

Os imunizantes dessas duas novas remessas deverão ser utilizados para aplicação das segundas doses na população em geral, além das doses de reforço destinadas a idosos com 70 anos ou mais que completaram o esquema vacinal a, pelo menos, seis meses, e aos pacientes imunossuprimidos. As vacinas da Pfizer/BioNTech também poderão ser usadas para completar o ciclo vacinal (2ª dose) dos cidadãos que receberam a vacina Astrazeneca na 1ª dose, mas que ainda não foram vacinados com a 2ª dose por conta da falta do imunizante.

o todo, 40 cidades do Estado relataram o problema (dentre elas, Garanhuns, que anunciou a suspensão da imunização com a vacina Astrazeneca desde a última sexta-feira, dia 17). De acordo com o secretário de Saúde do Estado, André Longo, caso não cheguem doses em número suficiente da AstraZeneca, o Governo já recomendou o uso de Pfizer para fazer o complemento vacinal, que deve ocorrer no Dia D da imunização (dia 28 de setembro). “As pessoas que já tiverem com mais de 90 dias de vacinação, a orientação vai ser usar a vacina da Pfizer fazer para completar o esquema vacinal”, afirmou Longo. (Imagens: Hélia Sheppa/ SEI)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *