Prazo começa nesta segunda (1º), com as pessoas que têm mais de 65 anos
As pessoas com mais de 60 anos podem pedir a nova Carteira de Identidade Nacional a partir desta segunda (1º).
A informação é da Polícia Civil de Pernambuco, que divudlgou todo o cronograma de solicitações, até 2027.
O documento foi lançado oficialmente no estado em solenidade realizad no dia 21 de março deste ano.
O evento aconteceu na sede do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), em Santo Amaro, na área central do Recife.
Ele contou com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB).
Segundo o gerente do IITB, o delegado Paulo Jean, o lançamento da nova identidade é um “marco histórico”.
Cronograma
De acordo com o cronograma, crianças de 0 até 11 anos poderão pedir a nova identidade a partir de 1º de julho deste ano.
Entre 12 e 14 anos, as solicitações devem ser feitas a partir de 1º de outubro.
As pessoas entre 15 e 19 anos poderão pedir o documento a partir de 1º de janeiro de 2025.
Entre 20 e 24 anos, os pedidos serão feitos a partir de 1º de abril de 2025.
As pessoas de 25 a 29 anos poderão tirar a nova identidade a partir de 1º de julho do ano que vem.
As pessoas de 30 a 34 anos poderão tirar a carteira a partir de 1º de outbro de 2025.
para pessoas entre 35 e 39 aos, o prazo é 1º de janeiro de 2026.
Entre 40 e 44 anos, os pedidos devem ser feitos a partir de 1º de abril de 2026.
Entre 50 e 54 anos, o prazo será 1º de outubro de 2026.
Entre 55 e 59 anos, os pedidos devem ser feitos a partir de 1º de janeiro de 2027.
Conheça a carteira
A Nova Carteira de Identidade tem padrão nacional e número único para todo o País, o CPF.
Além disso, possui um fluxo oficial de emissão e de dados de identificação em todo o país.
Assim, suspende o uso de informações divergentes na identificação do cidadão.
A nova carteira estabelece um fluxo nacional em tempo real para todos os órgãos de identificação.
Segundo o Governo federal, isso permite a “redução das fraudes e custos para sociedade, tudo em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados”.
Como funciona
Ao utilizar o CPF como número único, a carteira estrutura os cadastros administrativos, amplia as verificações de Segurança Pública.
Ao permitir a integração de dados de forma segura e por um fluxo em tempo real, o novo documento também possibilita que diferentes áreas do governo atuem de forma integrada para atender as necessidades dos cidadãos.
A CIN também inova ao incluir tecnologias e elementos de segurança e garante a identificação por meio de um documento seguro em conformidade com padrões internacionais.
Entre as inovações incorporadas pela CIN está a inclusão do QR Code, que apresenta a opção de checagem fácil e confiável pela Segurança Pública e por unidades de atendimentos públicos e privados, além da inclusão de uma área específica no documento da Machine Readable Zone (MRZ), com possibilidade de utilização como documento de viagem, desde que haja acordo entre países.
Fontes: Diario de Pernambuco